5 de outubro de 2012

Novos lugares,novas culturas e novas pessoas: intercâmbio.

   Oi, galera vim falar para vocês sobre Intercâmbio. Qual a menina que nunca quis conhecer um outro país ? Ter experiências em outras terras, conhecer novas pessoas...É difícil encontrar quem nunca quis passar por essa incrível revira volta na vida, né? Eu,inclusive, já tinha um pouquinho de curiosidade como funciona, e depois de ler Fani - Fazendo meu filme, esse minha curiosidade aumentou. Por isso, quero retratar sobre esse assunto aqui. 
     Todos sabem que o convívio com uma nova cultura e novas pessoas é um pouco complicado, por isso, caso você pretenda fazer intercâmbio, escolha o destino certo para você. 

       - Passar 1 mês
Programas com duração de um mês são ideais para quem quer gastar pouco e aproveitar as férias para viajar. O melhor é optar por fazer cursos de interesse, como fotografia, dança ou gastronomia. Um curso de iniciação (para quem quer começar a estudar) ou de conversação (para quem já estuda há algum tempo) em outro idioma também é uma boa pedida. Para isso, os melhores destinos são os Estados Unidos e a França. Estão nesses dois países alguns dos melhores cursos nessas áreas. Já imaginou ter aulas de gastronomia com um chef francês?! Vale também pesquisar quais países têm as melhores escolas para os cursos de seu interesse. Portugal também é uma boa opção, já que você já conhece o idioma! ;)
- Passar 6 meses ou mais
Essa é a duração perfeita para quem está mesmo afim de se jogar nessa experiência! Você vai realmente viver uma imersão na cultura daquele país, entender os costumes, conhecer a comida, fazer amigos e aprender o idioma local. O pograma High School é voltado para quem tem entre 14 e 18 anos e quer fazer o ensino médio numa escola no exterior. Você pode optar por estudar os três anos fora do Brasil ou apenas um deles. Independente da opção escolhida, seu diploma será válido tanto no país para onde você foi, quanto no Brasil. São várias as opções de destino, mas os países mais escolhidos são EUA, Canadá, Alemanha, Inglaterra e Austrália.
- Conhecer uma nova cultura
Não importa qual seja o seu destino, viajar é sinônimo de entrar em contato com uma cultura diferente. Porém, culturas como a norte-americana e de alguns países europeus, como França, Inglaterra e Espanha, já fazem parte do nosso dia a dia. Se você quer conhecer costumes, idiomas e comidas exóticas, invista em viagens a países asiáticos (China, Japão, Tailândia e Índia, por exemplo), africanos (como Marrocos, Egito e Africa do Sul) e países latino-americanos que costumam ficar de fora dos roteiros de viagem, como Chile, Bolívia, Equador, Peru e México. Ah, vale a pena também conhecer oQuebec, a parte francesa do Canadá que é bem diferente do resto do país!
- Trabalhar
São dois os programas mais conhecidos que te levam trabalhar no exterior: o "Work and Travel" e o "Au Pair". Com o "Work and travel" você pode escolher entre vários países e diferentes tipos de programa, desde fazer estágio numa grande empresa, ser camareira num hotel, ser funcionário em uma estação de ski ou até mesmo trabalhar na Disney! Os destinos mais escolhidos nesse caso são os EUA e oCanadá, mas Nova Zelândia e Austrália também oferecem programas do tipo. Já o "Au Pair" é um programa de trabalho remunerado que existe nos EUA e na França. Participando do programa, você mora na casa de uma família e ganha para cuidar das crianças.
- Gastar pouco
Trabalhar durante o intercâmbio é uma opção para quem não quer gastar muito, já que você recebe de volta o dinheiro que investiu na viagem. Mas se você não quer trabalhar e sim passear muuuito, existem países em que o custo de vida é mais baixo, como Argentina, Chile e outros países da América do Sul. China também é uma boa escolha, além do Canadá, onde o governo do país oferece bolsas de estudo aos intercambistas para incentivar a entrada de estudantes estrangeiros no país! Fica a dica :P
- Aprender inglês
Se você acha que o EUA e a Inglaterra são os únicos destinos para quem quer aprender inglês, saiba que existem muitas outras opções! Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e até Índia e Nepal podem te surpreender! O mais legal é que além de aprender inglês, você terá experiência bem diferentes de quem escolhe os tradicionais destinos. Mas se quiser optar pelo clássico, descubra qual é o  programa ideal para você, seja na duração ou na escolha da cidade. A Inglaterra tem outras cidades além de Londres e os EUA são mais que Nova York!



Créditos: Capricho

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...