4 de outubro de 2013

22 dias para o ENEM.

Olá galera! Resolvi dar o ar da graça no blog. Estou cheia de novidade para vocês, mas vamos por partes, beleza?

Como todos sabem, faltam, extamente, 22 dias para o grande e tenebroso ENEM. Diante disso, não preciso explicar o motivo da minha ausência. É nesse espírito de pré vestibular que vai se basear a postagem de hoje.

Você que está nervoso(a), ansioso(a), trate de ficar calma, afinal o nervosismo em nada ajuda. Se você não está confiante e pensa que não sabe do conteúdo o suficiente, esqueça todo o ano e foque nas últimas revisões que a sua escola tende a oferecer, além de procurar se atualizar, assistindo jornais e lendo artigos diários.

Todavia, não procure tentar recuperar o conteúdo, isso de nada vai adiantar. Estude o normal de horas que você deveria ter estudado durante todo o ano de 2013 - 3 à 4horas. Continue tirando horas para o seu entretenimento, como navegar na internet, ouvir música ou assistir à televisão.

No dia 25 de outubro, procure sair com os amigos, relaxar em uma praia ou curtir um cinema, porém não exagere na hora de chegar à sua casa, afinal você precisar dormir cedo para acordar bem disposto(a) no dia seguinte.

Além disso, aconselho-o a comprar algo para comer na hora da prova, como chocolates, barras de cereais, além de bebidas, como égua ou suco. Não aconselho refrigerantes, por conta dos gases presentes nele pode dar mal estar, atrapalhando seu rendimento na prova.

Quando você receber o seu caderno de prova, trate de aliviar a sua mente e "brinque" com as questões do Exame. Recomendo que vá ao banheiro a cada quinze ou trinta questões resolvidas. Ao terminá-lo, vá jantar em algum lugar aconchegante, a fim de diminuir o estresse do dia. Porém, lembre-se de que você vai fazer prova no dia seguinte. Por isso, não exagere no horário.

No segundo dia, procure ficar mais relaxado do que no dia anterior, afinal você fará uma redação, e é ela que te colocará dentro da faculdade. Ao receber o seu caderno, procure saber logo o tema. Leia os textos e mãos à obra. Faça com calma, mas sempre de "olho" no tem´po (ano passado, as monitoras colocaram na parede um relógio de papel marcando de trinta em trinta minutos. Provavelmente, o mesmo estará no seu local de prova). Quando terminar o seu rascunho, confira com bastante atenção e, só depois disso, passa para a folha oficial, a fim de que você fique "livre" e resolva as questões do ENEM sem se preocupar com a redação.

Na prova de Português, procure esquecer o seu exterior. Foque nos textos e no que a questão pede. Em Matemática, grife o que a questão pede, anote as fórmulas ao lado das suas respectivas perguntas. "Atenção acima de tudo".

Feito isso, tenha a devida paciência para esperar a saída do gabarito oficial (se é que você tenha coragem de conferir), liberado pelo MEC. Espere as suas notas, depois "é só sucesso" e aguardar a inscrição do SISU (a quão falarei em uma outra postagem).

Então, pessoal, é isso. Paciência e calma acima de tudo. Lembrem-se: nós somos nossos próprios inimigos. Por isso, muita calma e atenção nas questões. Boa sorte a todos. A gente se vê. Beijo!!

Larissa Carneiro.

Visions. | via Tumblr

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...