18 de novembro de 2013

Três filmes que dizem ser destinados às crianças.

Oi, pessoaaaaaaaaal. Sim, hoje é o dia de sorte de vocês, resolvi fazer duas postagens em um dia só, não aguentei esperar. Estava pensando em falar sobre alguns filmes, já que faz muito tempo que eu não abordo esse assunto aqui, né? Porém, não vou falar sobre quaisquer filmes.

O tema dos filmes de hoje é: filmes que DIZEM serem para crianças.

Vi algumas pessoas comentarem que determinados filmes não são, de fato, para a mente infantil, e decidi discutir isso com vocês, vamos lá?

Circus

Para começar, quero falar sobre o filme "infantil" Coraline. Para quem ainda não o assistiu (eu), ele retrata as crises que Coraline, uma jovem garota, tem com seus pais. Como qualquer menina da sua idade, ela não aceita determinadas coisas da sua família. Sendo assim, ela descobre uma "porta" para um outro mundo, com pais perfeitos, porém sem olhos. Sim, sem olhos...Eu não cheguei a assistir o filme todo, mas, quando vi essa parte, fiquei com medo, agora imagine uma criança de 10 ou 8 anos. Ao descobrir esse "portal", como qualquer outra jovem curiosa", ela resolve ir ver o que se passa.  Então, descobre o quão aqueles pais sem olhos podem ser maravilhosos. Porém, com o decorrer do filme, ela quer ir para casa e esse desejo fica mais distante, até que seus "novos pais" querem tirar os seus olhos, afim de que a menina fique para sempre com eles. Claro, ela recusa, porém surgem obstáculos que você só descobrirá assistindo. 

Gente, agora, pensem comigo: uma criança de 10 anos assistindo ao filme acima ficaria sem dor por, mais ou menos uma semana; creio que nem a companhia dos pais na cama dela iria ajudar; qualquer canto da parede que ela viria, pensaria que é uma "porta" para o outro mundo. Eu penso assim, por que eu, quando criança, pensava dessa maneira. Quando minha mãe assistia filme de terror que eu passava e via cenas que não gostaria de ver, tinha a certeza que ela me assombraria por, no mínimo, uma semana. 

coraline y la puerta secreta -

love actually | via Tumblr

Outro filme que eu creio não ser infantil (boa parte dele) é "Ponte para Terabithia. Creio que a maioria de vocês já tenham o assistido e vai me chamar de "louca" ao afirmar que tal filme não é adaptado para a mente infantil. Bom, para você que pensa que eu sou louca, algumas parte são, realmente, destinadas às crianças, mas outras não. A parte em que eles procuram alimentar a imaginação é super legal e são as cenas que o filme é destinado às crianças. No entanto, as cenas em que ele é "excluído" pela própria família vão além da capacidade infantil de captar esse detalhe. Além da morte da atriz principal, né? (spoiler). 

Eu não cheguei a chorar nesse filme, mas já conheci muita gente que sim. Por isso, continuo afirmando, na minha opinião, que Ponte para Terabithia vai além da capacidade infantil. Não que as crianças vá ter algum tipo de pesadelos ou coisa do tipo, só creio que não é destinado a elas. 

Bridge To Terabithia | via Tumblr


Outro filme que eu acho não ser infantil é "Eu e o meu guarda-chuva". Creio que a maioria de vocês nunca ouviram falar dele, e eu explico o motivo: o filme é brasileiro. Infelizmente, não demos o menor valor aos filmes do País. Eu e o meu guarda-chuva retrata a vida de um menino em que sonha com o sumiço da sua melhor amiga e, melhor, foi o professor (assustador) que a capturou. Acontece que o professor é uma espécie de "monstro" e que captura criancinhas, o motivo eu não sei, muito menos a finalidade. 

O filme não chega a ser assustador pra mim ou para pessoas da minha idade, e sim para crianças, é claro. A maior parte dele é gravada em noites de chuvas, daí o medo. O garoto principal, responsável pelo salvamento da amiga, tem um guarda-chuva (wtf?!) que o ajuda a cumprir sua missão, daí o nome do filme. Lembrando que o filme é baseado em um livro do titã Branco de Melo. 

Ele não chega a ser tão "pesado" como Coraline, por exemplo, mas eu resolvi incluí-lo na minha lista.

Então, pessoal, gostaram? Espero que sim, um beijo e até a próxima!!

Laris Carneiro 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...