4 de janeiro de 2014

Quatro cursos interessantes

Oi, pessoass!! Como foram os últimos dias? Bem? Bom, recentemente, como todos(as) sabem, o MEC divulgou os resultados do ENEM de 2013. Como qualquer pré-universitária que, realmente, dependia desse resultado, eu estava bastante nervosa antes de acessar o meu login. Mas, Deus foi maravilhoso comigo e meu resultado foi melhor do que eu imaginava. Espero que o de vocês também tenha sido, viu. Lembrando que, as Universidades que adotam o ENEM, adotam, também, o SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Por isso, O SISU abrirá nesta segunda (06) e fechará (10). É nesse contexto que eu vou fazer um post com o seguinte tema: Qual a profissão você quer seguir?

Muitas pessoas não conseguem os pontos que, realmente, desejavam e acabam colocando qualquer curso na hora da inscrição. Consequentemente, tiram a vaga daqueles que querem, de fato, e vão ser infeliz num curso que mal sabem como funciona. Então, estou aqui para evitar que vocês façam isso. Vou falar, um pouco, sobre algumas profissões que eu acho interessante. Vamos lá!?

1 - Quem leu o QUEM SOU EU sabe que minha primeira opção de curso (o SISU permite que você tenha duas opções de curso) é Jornalismo. Óbvio que sabemos onde tal curso é aplicado, como meios de comunicação (rádio, jornais, televisão e internet). Acontece que, no meu Estado, o Jornalismo anda muito desvalorizado. A televisão cearense não chega a ter 1/4 da importância que tem a televisão do Sudeste, por exemplo. No entanto, quem não se importa com isso, procura vaga de emprego da sua área em qualquer lugar, né? No meu caso, pretendo trabalhar na REDAÇÃO de um Jornal, seja ele televisivo ou impresso. O tempo de duração desse curso é de quatro anos.


journalist  

2 - Minha segunda opção de curso consiste em LETRAS. Confesso que, quando eu falei isso pra minha mãe, ela me olhou com cara de desdém e perguntou: MINHA FILHA, VOCÊ QUER SER PROFESSORA? Confesso que já pensei em ser, mas, como eu, realmente, quero seguir carreira jornalística, resolvi levar os dois cursos para esse ramo. Ainda têm pessoas que pensam que uma pessoa formada em LETRAS não atua, apenas, como professora. Saiba que, alguém que cursa LETRAS tem a total capacidade de trabalhar numa REDAÇÃO de Jornal, por exemplo. O tempo de duração do curso é de quatro anos, no mínimo.

Teaching Art

3 - Alguém aqui já pensou em fazer Turismo? Tenho um amigo que tem esse curso como segunda opção, e vou dizer uma coisa para vocês: é super interessante. O Turismólogo trabalha com tudo o que diz respeito ao lazer e às viagens. Promove e organiza congressos, exposições, festivais e outros eventos de natureza social, artística, científica e econômica. Cuida da organização e da administração de empresas de turismo, agenciando viagens, excursões e acompanhando grupos. Planeja as atividades turísticas de uma cidade, região ou país, elaborando programas e calendários. Atua na criação de áreas de lazer, no aproveitamento de locais públicos, áreas naturais e patrimônios históricos. O tempo de duração é de quatro anos.

world

4 - Os que pensam em fazer Medicina Veterinária, saibam que o veterinário da prevenção e da cura de doenças em animais domésticos e silvestres, prestando atendimento clínico e cirúrgico. Na pecuária, planeja e coordena programas de defesa sanitária , de proteção e desenvolvimento dos animais. Controla a qualidade e a produtividade dos rebanhos, garantindo uma produção racional de alimentos. Executa, ainda, perícias e exames laboratoriais. A duração do curso é de cinco anos.

*-*

Então, pessoal; essas foram algumas das profissões que eu acho interessante; e, acreditem, algumas pessoas nem sabem para onde elas 'vão'. Por isso, fiz essa postagem. O SISU abre segunda-feira, mas, é claro, vocês já sabem o que querem ser, não é? Já sabem o curso que pretendem fazer. Não deixem se iludir pela nota de corte. Não se preocupem, todos somos novos, se não der esse ano, tenta no próximo. É isso, beijos, boa sorte e até a próxima!!

Laris Carneiro


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...