27 de janeiro de 2014

Um guia de estudos para você que vai fazer Enem

Work Hard. Play Hard.

Oi, genteee! Você não sabem o que aconteceu comigo. Primeiramente, fico muito feliz por compartilhar essa notícia com vocês: tive o prazer de olhar meu resultado do SISU e passei para a Universidade Federal do Ceará. Vocês não sabem o quanto isso é gratificante, acreditem. Só quem já passou por isso sabe que é indescritível a sensação de alívio, de dever cumprido que toma conta da gente. Por isso, resolvi fazer uma postagem super interessante no blog, hoje.

Você que, infelizmente, não passou, não desanime. Tente esse ano de novo,. Não deu? Continue tentando. Só não desista. Você que é pré-universitário(a) e é seu ano decisivo, vá com tudo, 'pra cima' dos seus concorrentes. Mas, como fazer isso? Para começar, é importante que tenhamos um ESQUEMA DE ESTUDOS.  Calma, vou dar dicas de alguns métodos.

1. Horário REGULAR de estudo.

É super importante que você tenha um horário REGULAR para estudar. Por exemplo, chegue do colégio, tome aquele banho e almoce. Está cansada? Claro, não é pra menos, prestar atenção nas aulas, também, é MUITO eficiente. Por isso, dê aquela 'cochilada' de duas horinhas (duas horinhas, gente, não a tarde inteira, tá?). Depois disso, faça o máximo para criar coragem e pegar suas matérias que você estudou naquele dia para revisar. Revise cada matéria por uma hora (acredite, é suficiente. Eu trabalhei assim no meu ano). Se você tem seis aulas por dia, ESTUDE por seis horas. "Ah, mas seis horas é muita coisa..." Não, gente, não é. Quando você menos esperar, já tenha terminado ou está perto disso. Nos finais de semana, modere, estude três horinhas, por exemplo. Não exagere no horário, querendo estudar de madrugada, por exemplo. Uma boa hora de sono a noite também é super importante para o seu desempenho. Estudar na madrugada só vai te deixar mais cansado e tirar tua coragem das aulas do dia seguinte.

2. Horário de usar suas redes sociais, como whatsapp, intagram e facebook.

Gente, é super importante que vocês 'desapeguem' desses aplicativos por algumas horinhas do seu dia. Para quem é viciado e não consegue ficar um minutinho sem o celular, é bem difícil, mas não impossível. Para ter uma boa tarde de estudos, por exemplo, desligue o celular. Não adianta só desligar o WIFI ou 3G, afinal, as mensagens de textos também existem, né galera!? Por isso, é importante que desapeguemos dos celulares e outros eletrônicos por algumas horinhas.

3. Passar algumas horas a mais na Escola.

Passar a tarde ou pouco menos do que isso na escola é, também, importante. Pegar livros na biblioteca e ver a opinião de outros autores é vital. Consultar os professores plantonistas que a sua escola disponibiliza é algo eficiente.

4. Pratiquei bastante Redação.

Eu nem preciso comentar a importância que a Redação tem para o vestibular, né? Por isso, toda semana, você fazer duas redação, com temas diversos e do cotidiano é muito perspicaz. Vale lembrar que a prova do ENEM fica pronta no início do ano, mais ou menos, em Maio. Então, fiquei ligado(a) nos noticiários, e tudo que você ver que seja um possível tema de redação, vá lá e escreva sobre ele. É mais ou menos em Junho/Julho que o banco do MEC decide qual o tema da Redação do Vestibular. É um tempo maior que você tem que ter atenção nos noticiários.

5. Resolver questões dos vestibulares anteriores.

E, por último, vale ressaltar que você tem que pegar os ENEM's anteriores e resolver o máximo de questões possíveis, ou tentar, né galera! Focar em alguns detalhes e muito na leitura. Lembrando que, mesmo que você esteja no último ano escola, é super importante que você reserve um tempinho para uma leitura, como um livro de romance, ação, contos ou poesia. Assim, você terá uma 'mente mais aberta' para entender os enunciados que o ENEM trás. Mesmo que seja um ano corrido, cansativo e difícil, faça-o valer a pena. Mas, para isso, você dev 'abrir mão' de certas coisas. No final, vai valer a pena.

Então, galera. Espero que vocês tenham gostado da postagem. Dei o máximo de dicas que consegui organizar nessa minha cabeça; eu segui as dicas e deu certo, né!? É isso, espero vocês na Federal do Ceará. Beijos e até a próxima!!

Laris Carneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...