4 de novembro de 2014

Novembro azul - Homens, chegou a sua vez: previna-se contra o câncer de próstata

Uma das doenças que mais está atingindo as pessoas é o Câncer. Mas, você sabe o que é o Câncer?

A todo instante, em nosso corpo, morrem e se reproduzem células. No caso do câncer, é uma reprodução anormal, em uma certa área e que acaba virando o conhecido tumor. Com alguns exames, o tumor pode ser considerado maligno, onde as células se reproduzem rapidamente, invadindo outras estruturas do corpo e ocasionando problemas em seu funcionamento, ou pode ser considerado benigno, onde há uma reprodução lentamente e semelhante ao tecido normal. Além da rapidez do crescimento, quem tem o tumor benigno, normalmente, fica curado com uma cirurgia, e quem tem o tumor maligno o tratamento não é tão simples, variando de acordo com o tipo de câncer. Lembrando que ambos os casos, maligno ou benigno, são considerados câncer.

Depois do Outubro rosa ter passado, e ter sido bem gratificante ver minha cidade apoiando essa corrente, veio o Novembro Azul, onde, dessa vez, vamos dar apoio aos homens para fazer a prevenção do câncer de próstata, que é tão importante quanto a prevenção da mulher todo ano.


É comum muito homens terem vergonha do exame. Sinceramente, se eu fosse homem, até eu teria vergonha, mas, se é para evitar o câncer, no final, valeria a pena. Além disso, se o médico achar que os testículos estão em tamanho anormal, não quer dizer que o homem, necessariamente, tenha, de fato, câncer. Pode apresentar outro problema. E, para evitá-los, é necessário que façam o exame anualmente, ou, se o médico preferir, de seis em seis meses.

Normalmente, os homens que não apresentam histórico na família de câncer de próstata, podem começar a fazer o exame acima dos cinquenta anos, e aqueles que têm histórico na família é ideal que comecem a prevenção aos quarenta anos.

O lado negativo de fazer o exame, provavelmente, é a vergonha do paciente. Mas, pensamos: o médico estudou tanto tempo para salvar vidas que não vai dar a mínima para a sua posição. Além disso, ele está ali para o diagnosticar, ou não. Por isso, o incômodo vem da cabeça masculina. Porém, se cada homem colocar o lado positivo de fazer o exame, que é evitar doenças e ter uma vida prolongada, pode ser que a vergonha e o incômodo passem.

Então, você que é mulher e tem um namorado ou um marido e que estejam em idade para fazer a prevenção contra o câncer de próstata, faça-o ir ao Urologista. Convença-o a ser a porcentagem de homens que cuidam de si. Ao fazer o exame, o homem não estará só salvando a si, e sim salvando toda a família, todos aqueles ao seu redor, aqueles que o amam. Afinal, não tem coisa pior do que perder um parente para um câncer (acreditem, eu sei), uma doença que, hoje, ao ser diagnosticada cedo, com tantos avanços na Medicina, pode ser tratada e o paciente curado.

Por isso, vamos fazer com que nossos homens visitem os urologistas e tenham uma vida mais saudável e prolongada.

Larissa Carneiro

2 comentários:

  1. O papel de nós mulheres, como esposas, namoradas, mulheres e filhas é o de conscientizá-los e frisar a prevenção. Muitos homens, como você mesma disse, sentem-se "menos homens" diante da situação mas isso não passa de mero machismo, um machismo que pode matar.
    Amei o seu texto!

    http://modernosas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Raíne. Isso me leva a querer fazer mais textos, acredite. Obrigada!! =*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...