19 de dezembro de 2014

Dicas para quem pretende ter um blog

Eu lembro que fiz o meu primeiro blog com 12 anos, mas não dei atenção a ele o suficiente. Na maioria das vezes, não sabia o que postar nele, mas, mesmo assim, ainda tinha uma boa taxa de visualizações. Depois disso, foquei um pouco mais nas redes sociais, deixando um pouco o mundo do blog de lado. Porém, ficar numa coisa só enjoa demais, e logo enjoei de ficar só no orkut (na época). Desde então, resolvi voltar a postar e não parei mais. Em 2013 ainda teve uma época em que eu excluí o blog de fato, mas, logo depois, me arrependi. Pode-se dizer que o meu blog tem bastante tempo, mas o Doce Mulher Oficial tem pouquinho mais que um ano. E, quer saber de uma verdade? Fiquei bem mais criativa depois que virei uma blogueira.

Se você foi "contaminada" por essa vontade de ter um blog, expor suas ideias e opiniões sobre determinados assuntos, é normal, acredite. Hoje, quando estamos na web, somos atingidos por vários links diferentes, e dentre eles, sempre tem um blog teen. Por isso, que tal algumas dicas para você que quer ter um blog ou tem há pouco tempo?

Imagem encontrada no weheartit


1. Seja original:

É bastante necessário que as suas postagens sejam originais. Pense que, quando o leitor lê-la vai ser a primeira vez que ele lê sobre aquele assunto. Exponha a sua opinião sobre ele, e, o mais importante, interaja com o leitor. Abra espaço para ele discutir com você, ele concordando ou não com a sua opinião.

2. Crie tags criativas:

É importante que o seu blog tenha, de fato, leitores fixos. Não adianta ter um grande número de visualizações, mas, tais leitores só passam o olho na página do seu blog. É importante que seu blog tenha pessoas que o acompanha frequentemente.

3. Abuse nas imagens:

Hoje em dia, é bastante comum encontrarmos vários blogs que participam de projetos fotográficos. A fotografia chama bastante atenção do leitor, por isso, é bastante importante que, em cada postagem, haja uma fotografia que a "represente", sendo ou não da sua autoria. Se for a segunda opção, não esqueça de colocar os créditos. Uma dicas: dois ótimos lugares para copiar fotografia é no Pinterest e no Weheartit.

4. Facilite a navegação do leitor pelo seu blog:

É importante também facilitar a navegação do do leitor pelo seu blog, através de links, principalmente. Se ele quer chegar a determinadas tags, é necessário que você coloque o layout de tags no seu blog, por exemplo. Utilize menus, instale-os em fáceis lugares. Outra coisa que eu recomendo também são slides. Coloque slides no seu blog apresentando algumas das suas melhores postagens, assim, ao vê-lo seu leitor vai ter a curiosidade de clicar e ser redirecionado para tal postagem.

5. Escolha assuntos que você domine: 

Não faça a besteira de querer falar sobre assuntos que você não tem tanto domínio. É importante que você fale sobre algo que você convive e que está dentro do seu dia-a-dia, seja moda ou literatura, por exemplo. Quem me conhece sabe que uma coisa que eu não sei falar é sobre maquiagem, por isso, evito falar sobre isso aqui no blog.

6. Escolha um designer que tem a ver com o seu assunto:

A aparência do blog é tu-do, assim como as postagens ou o leitor. Particularmente, o que me chama a atenção em um blog é seu designer. Se eu gostar e simpatizar com ele, aí sim vou atrás de ler as postagens e ver como o blog "funciona". Ter um blog, mais cedo ou mais tarde, você vai ter que investir nele. No meu caso, de todos os layouts que eu já usei aqui eu não comprei nenhum, montei todos com muita dificuldade, mas, também tive que ir atrás de aprender como mexer em códigos de HTML. No final, você vai ter que fazer um esforço extra para deixá-lo a sua cara e de acordo com o assunto que nele você aborda.

7. Seja de fácil acesso para o seu leitor:

Como eu disse em opções anteriores, coloque um espaço para o seu leitor interagir com você, e isso inclui deixar suas redes sociais para, caso ele precise, queira entrar em contato com você. É importante mostrar que você está à disposição dele. Um autor de difícil acesso não é legal.

8. Seja organizado(a):

É importante que você, antes de tudo, se organize. Monte um calendário com os dias da semana e decida os dias que você vai ou não postar. Há pessoas que criticam os blogs que há atualização todos os dias, por outro lado, há leitores que gostam. Na minha opinião, você não deve "ligar" muito para isso, você vai determinar se vai querer postar ou não todos os dias. Acredite, leitor não vai faltar. Outra coisa que eu recomendo é uma agenda, onde você possa organizar suas ideias e escrevê-las do seu jeito.

9. Compartilhe-o:

É importante que você compartilhe os links do seu blog. Caso você faça uma nova postagem, por exemplo, compartilhe-a no seu facebook, twitter, instagram e coisas do tipo. No facebook, há vários grupos que blogueiras que compartilham seus links. É super útil quando você atualiza seu blog e pode mostrá-la no grupo, além de ver o trabalho de outras pessoas.

Então, pessoal, foi mais ou menos essas as dicas que eu segui para ter meu cantinho na web hoje em dia. Eu sei que o meu blog não é nada badalado, mas, mesmo assim, tento deixá-lo mais com a minha cara e trazer mais leitores, né! O que vocês acharam as minhas dicas? Aceito sugestões nos comentários. Até a próxima, beijoss!!

Larissa Carneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...