1 de setembro de 2015

4 dicas de como controlar seu dinheiro

Smart cat

Está cada vez mais difícil economizar e segurar uma grana, certo? Pelo menos, comigo é assim! Por isso, estou sempre procurando dicas de como juntar um dinheiro para emergências ou compras futuras. 

Em uma recente postagem, eu mencionei que eu estava juntando grana para uma viagem que farei no mês de setembro, e confesso que, o tempo que eu passei economizando, foi bem difícil. Quer dizer, quando você tem costume de comprar, e, de repente, tem de evitar isso, é algo que não é fácil de se fazer. 

Então, se você se sente o mesmo que eu, que tal aprender da melhor maneira possível a segurá-lo e fazer uma economia? É só ler as dicas abaixo e pensar a respeito! Dá só uma olhada!

1. Evitar comprar com os cartões de crédito

É bem difícil não comprar aquela sandália com o preço alto e parcelá-la, né? Ou, se você não tem uma graninha hoje, mas tem o seu cartão fácil. Deixar os cartões de crédito de lado é FUNDAMENTAL para que você consiga juntar algum dinheiro, fora que te deixa mais controlada nas suas compras. Quem nunca se assustou com a fatura no final do mês? (Eu mesma, várias!!!) E isso acontece pelo simples fato de não termos um controle sobre as taxas que os cartões cobram ou por não acompanharmos o preço que a fatura anda durante o uso do crédito. Por isso, é importante que, seja lá o que você for compre, tente comprar com o dinheiro, e deixe seus cartões para casos de emergências. 

2. Comprar só o necessário

É importante que você tenha a consciência de comprar só o necessário durante o tempo que você precisar economizar. Pode ser até difícil, mas, para tornar as coisas mais fáceis, é só você, na hora da compra, pensar se vale à pena comprar aquela peça, se o seu dinheirinho suado vale à pena ser gasto naquele produto. 

3. Ter um caderninho onde você possa anotar tudo o que compra

É importante que você tenha um controle sobre o que compra (sempre!). Por isso, qualquer bombom que você comprar na rua, anote no seu caderninho, para ter uma ideia de quanto e com o que você está gastando. Além disso, faça uma lista com os itens que você realmente precisa, e anote do lado o preço de cada um. Assim, você também pode ter uma ideia dos seus gastos futuros. 

4. Fazer programas simples

Desde que resolvi fazer economia, eu e meu namorado estamos sempre optando por programa de lazer mais simples. Esquecemos o cinema, e agora assistimos ao Netflix ou à filmes online. Saímos para restaurantes com menos frequência, só quando se é para comemorar datas especiais. Por isso, recomendo que faça o mesmo. Procure um local simples e de preço em conta, que possa te trazer lazer e fazer com que você ainda "ande" com o plano de economizar, claro.

Muita gente acha (MUITO) difícil economizar, mas, quando você começa, e depois de um mês e meio, acaba se acostumando, acredite. 

Então, que tal tentarmos as dicas acima? Acredito que vocês terão bons resultados em poucos meses. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...